7º DIA “VOU LER A BÍBLIA EM 1 ANO”

Livro de João 7
1-Depois disso Jesus percorreu a Galiléia, mantendo-se deliberadamente longe da Judéia, porque ali os judeus procuravam tirar-lhe a vida.

2-Mas, ao se aproximar a festa judaica dos tabernáculos,

3-os irmãos de Jesus lhe disseram: "Você deve sair daqui e ir para a Judéia, para que os seus discípulos possam ver as obras que você faz.

4-Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. Visto que você está fazendo estas coisas, mostre-se ao mundo".

5-Pois nem os seus irmãos criam nele.

6-Então Jesus lhes disse: "Para mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.

7-O mundo não pode odiá-los, mas a mim odeia porque dou testemunho de que o que ele faz é mau.

8-Vão vocês à festa; eu ainda não subirei a esta festa, porque para mim ainda não chegou o tempo apropriado".

9-Tendo dito isso, permaneceu na Galiléia.

10-Contudo, depois que os seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu, não abertamente, mas em segredo.

11-Na festa os judeus o estavam esperando e perguntavam: "Onde está aquele homem? "

12-Entre a multidão havia muitos boatos a respeito dele. Alguns diziam: "É um bom homem". Outros respondiam: "Não, ele está enganando o povo".

13-Mas ninguém falava dele em público, por medo dos judeus.

14-Quando a festa estava na metade, Jesus subiu ao templo e começou a ensinar.

15-Os judeus ficaram admirados e perguntaram: "Como foi que este homem adquiriu tanta instrução, sem ter estudado? "

16-Jesus respondeu: "O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

17-Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.

18-Aquele que fala por si mesmo busca a sua própria glória, mas aquele que busca a glória de quem o enviou, este é verdadeiro; não há nada de falso a seu respeito.

19-Moisés não lhes deu a lei? No entanto, nenhum de vocês lhe obedece. Por que vocês procuram matar-me? "

20-"Você está endemoninhado", respondeu a multidão. "Quem está procurando matá-lo? "

21-Jesus lhes disse: "Fiz um milagre, e vocês todos estão admirados.

22-No entanto, porque Moisés lhes deu a circuncisão ( embora, na verdade, ela não tenha vindo de Moisés, mas dos patriarcas ), vocês circuncidam no sábado.

23-Ora, se um menino pode ser circuncidado no sábado para que a lei de Moisés não seja quebrada, por que vocês ficam cheias de ira contra mim por ter curado completamente um homem no sábado?

24-Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos".

25-Então alguns habitantes de Jerusalém começaram a perguntar: "Não é este o homem que estão procurando matar?

26-Aqui está ele, falando publicamente, e não lhe dizem uma palavra. Será que as autoridades chegaram à conclusão de que ele é realmente o Cristo?

27-Mas nós sabemos de onde é este homem; quando o Cristo vier, ninguém saberá de onde ele é".

28-Enquanto ensinava no pátio do templo, Jesus exclamou: "Sim, vocês me conhecem e sabem de onde sou. Eu não estou aqui por mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro. Vocês não o conhecem,

29-mas eu o conheço porque venho da parte dele, e ele me enviou".

30-Então tentaram prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque a sua hora ainda não havia chegado.

31-Assim mesmo, muitos dentre a multidão creram nele e diziam: "Quando o Cristo vier, fará mais sinais miraculosos do que este homem fez? "

32-Os fariseus ouviram a multidão falando essas coisas a respeito dele. Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus enviaram guardas do templo para o prenderem.

33-Disse-lhes Jesus: "Estou com vocês apenas por pouco tempo e logo irei para aquele que me enviou.

34-Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão; onde eu estou, vocês não podem vir".

35-Os judeus disseram uns aos outros: "Aonde pretende ir este homem, que não o possamos encontrar? Para onde vive o nosso povo, espalhado entre os gregos, a fim de ensiná-lo?

36-O que ele quis dizer quando falou: ‘Vocês procurarão por mim, mas não me encontrarão’ e ‘onde eu estou, vocês não podem vir’? "

37-No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

38-Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva".

39-Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.

40-Ouvindo as suas palavras, alguns dentre o povo disseram: "Certamente este homem é o Profeta".

41-Outros disseram: "Ele é o Cristo". Ainda outros perguntaram: "Como pode o Cristo vir da Galiléia?

42-A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi? "

43-Assim o povo ficou dividido por causa de Jesus.

44-Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos.

45-Finalmente, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes perguntaram: "Por que vocês não o trouxeram? "

46-"Ninguém jamais falou da maneira como esse homem fala", declararam os guardas.

47-"Será que vocês também foram enganados? ", perguntaram os fariseus.

48-"Por acaso alguém das autoridades ou dos fariseus creu nele?

49-Não! Mas essa ralé que nada entende da lei é maldita".

50-Nicodemos, um deles, que antes tinha procurando Jesus, perguntou-lhes:

51-"A nossa lei condena alguém, sem primeiro ouvi-lo para saber o que ele está fazendo? "

52-Eles responderam: "Você também é da Galiléia? Verifique, e descobrirá que da Galiléia não surge profeta".

53-Então cada um foi para a sua casa.


E não desanime. Continue firme para ler a Bíblia em 1 ano.
Acompanhe a leitura do 1º dia. Se você ainda não começou, clique aqui e comece agora, não deixe para amanhã.


O 8º Livro de João chega amanhã não perca aguarde!